terça-feira, 28 de agosto de 2012

Relatório Nota 10 ( aluna: Isabella Mori de Oliveira Melo–6º ano ) Aula: Floculação

1-Definição de floculação:

Floculação é uma etapa do processo de tratamento de água em que, se adiciona o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio, então as partículas em suspensão se tornam pequenos flocos (floculação), decantando em seguida.

2-Ilustração:

clip_image001

Foto 1

clip_image003

Foto 2

clip_image004

Foto 3

Procedimento: Na foto 01, mostra-se os materiais utilizados na experiência. Para iniciar a experiência, colocou-se sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio, em tubos de ensaios, que estavam com terra e água, como mostra no foto 02. Colocou-se o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio em quatro tubos de ensaio, o número um, onde não colocou-se nem sulfato de alumínio nem hidróxido de cálcio, no tubo de ensaio número dois onde colocou-se uma colher de sulfato de alumínio e duas gotas de hidróxido de cálcio, também o tubo de ensaio número três, onde colocou-se uma colher de sulfato de alumínio e seis gotas de hidróxido de cálcio, e por fim o número quatro, onde colocou-se uma colher de sulfato de alumínio e dez gotas de hidróxido de cálcio, como mostra na foto 03.

Resultado: O tubo de ensaio número um, que não colocou-se nem sulfato de alumínio, nem hidróxido de cálcio, na água, a água continuou barrenta, como estava. O tubo de ensaio número dois, onde colocou-se, uma colher de sulfato de alumínio e apenas duas gotas de hidróxido de cálcio, houve a floculação, e a decantação (separação), da sujeira contida no líquido e a água, deixando-se a água mais limpa. No tubo de ensaio número três, onde colocou-se uma colher de sulfato de alumínio e seis gotas de hidróxido de cálcio, houve, também a floculação e a decantação, da sujeira do líquido e a água, mas dessa vez deixando-se a água mais limpa, pois colocou-se maior quantidade de hidróxido de cálcio. No último tubo de ensaio, o número quatro, onde, colocou-se uma colher de sulfato de alumínio e dez gotas de hidróxido de cálcio, houve a floculação e a decantação ( da sujeira contida no líquido e a água), igual os tubos de ensaio número dois e três, mas dessa vez, resultou-se em uma água mais limpa do que os outros, pois a quantidade de hidróxido de cálcio era ainda maior.

Conclusão: Quanto maior a quantidade de sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio, mais rápido ocorre o processo de decantação.

3-Saiba mais:

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está poluída e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar da água é um processo muito caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação, que podem causar danos a saúde, tornando-se a água potável. A depuração (limpeza) da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retornem ao rio ou ao mar, porém se essa água for destinada a consumo humano deve ser seguida de uma forma de tratamento completa. O tratamento da água pode não parecer tão importante, mas a água é muito importante, para saneamento, lazer, energia, transporte, higiene, alimentação e muito mais. O primeiro passo do tratamento da água é a captação da água, de um rio ou represa, assim essa água passa pelo processo de gradeamento, quando são retirados os materiais sólidos, que acompanham a água. Logo após essa etapa vem a floculação, nessa etapa se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio, então as partículas de suspensão se tornam pequenos flocos, então ocorre a decantação quando a sujeira se separa da água, pois os flocos, onde está acumulado toda a sujeira são mais pesados que a água, então esses flocos acabam afundando. Depois da decantação a água vai para o processo de filtração, onde a água fica armazenada em um espaço com três camadas, a primeira de carvão ativado, a segunda de areia e a terceira de cascalho. Depois a última etapa é colocar o flúor e o cloro. E por fim a água é despejada de volta ao rio ou represa de onde ela foi tirada.

4-Referências Bibliográficas:

ttp://www.laboratorioitape.blogspot.com.br/ e http://sala1v12009.blogspot.com.br/2009/10/floculacao-e-o-processo-onde-agua.html

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário