Os alunos dos 6ºs anos
confeccionaram no laboratório de Ciências o brinquedo “Passa -bola”
reutilizando garrafas plásticas e bolinhas de tênis usadas. Para deixar o brinquedo
esteticamente mais atraente, os alunos usaram fitas coloridas. Para testar a
funcionalidade do “Passa-bola”, os alunos foram até a quadra para constatar que
muitas vezes podemos reutilizar de forma lúdica os resíduos sólidos que
chamamos erroneamente de “lixo”. Usando a criatividade podemos fazer o reuso de
materiais que seriam descartados nos aterros sanitários pois a coleta seletiva
ainda é ineficiente em Itapetininga pois somente 5 % dos resíduos sólidos são reciclados
atualmente na cidade, segundo matéria publicada fonte do Jornal Correio de
Itapetininga no mês passado.
Como confeccionar o
brinquedo
O QUE DESENVOLVE:
Coordenação visual e motora e noção de distância.
COMO FAZER: Corta-se duas garrafas PET ao meio. É necessário cortar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para segurar. A bola utilizada foi de tênis mas podemos também fazer uma bola recheando um meia com jornal.
COMO JOGAR: O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no chão.. Em grupo, organiza-se os alunos em roda ou em fileiras jogando a bola um para outro sem deixar cair.
COMO FAZER: Corta-se duas garrafas PET ao meio. É necessário cortar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para segurar. A bola utilizada foi de tênis mas podemos também fazer uma bola recheando um meia com jornal.
COMO JOGAR: O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no chão.. Em grupo, organiza-se os alunos em roda ou em fileiras jogando a bola um para outro sem deixar cair.
Com a outra parte da garrafa, podemos confeccionar vasos,
chaveiros, porta-trecos etc.
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